Thomas Midgley, um químico
norte-americano que desenvolveu a gasolina com chumbo e
clorofluorcarbonos (CFCs), foi notoriamente conhecido como “o único
responsável” por mais mortes humanas do que qualquer outro na história.
Porém acabou envenenado por chumbo e poliomielite aos 50 anos de idade, o
que o deixou com deficiência em sua cama. Para poder se levantar quando
necessário ele desenvolveu um complicado sistema de cordas e polias
para lhe auxiliar. Esta invenção foi a causa de sua morte, aos 55 anos
de idade, quando foi acidentalmente enredado nas cordas de sua cama e
morreu de asfixia.
Inventar
um avião não é nada. Para construir um é alguma coisa. Mas voar é tudo
“- célebre frase proferida por Otto
Lilienthal, que foi um dos pioneiros da aviação, inventor dos
primeiros planadores. Ele fez mais de 2500 vôos bem sucedidos com suas
próprias invenções por cinco anos consecutivos a partir de 1891 até um
dia fatídico, em meados da década de 1896, quando o planador perdeu
altitude e ele caiu de uma altura de 17m (56 pés). O impacto quebrou a
coluna e um dia depois, ele sucumbiu aos seus ferimentos. Suas últimas
palavras são uma fonte de inspiração para todos aqueles que enfrentam
muitos obstáculos na vida ao tentar alcançar algo grande: “Pequenos
sacrifícios devem ser feitos!”
Franz Reichelt, um alfaiate
austríaco nascido nos anos 1800, ficou famoso por inventar um casaco,
cujo uso seria para atuar como um pára-quedas e poderia trazer o usuário
suavemente para o chão ou até mesmo a voar sob as condições certas.
Este inventor, que também era chamado de “The Flying Taylor”, tentou
demonstrar a sua invenção saltando do primeiro pavimento da torre
Eiffel, em frente a uma grande multidão de espectadores e equipe de
filmagem. O resultado? O pára-quedas falhou e ele caiu no chão duro de
concreto ao pé da torre, o impacto imediato o matou.
Um
renomado médico russo, filósofo, economista, escritor de ficção
científica e revolucionário, Alexander
Bogdanov, desenvolveu um súbito interesse na possibilidade de
rejuvenescimento humano através de transfusões de sangue. Na esperança
de alcançar a juventude eterna e revitalização do corpo, ele fez 11
transfusões de sangue, e durante a análise relatou uma melhora na
acuidade visual e diminuição da calvície. Grande invenção, certo?
Errado. Bogdanov morreu em 1928, depois que ele fez uma transfusão de
sangue em si mesmo de um aluno que tinha tuberculose e malária.
Na
história de acidentes bizarros a história de William Bullock é sempre citada como um
exemplo. Bullock foi um inventor americano cuja invenção da prensa de
impressão rotativa, em 1863, ajudou a revolucionar a indústria de
impressão, devido à sua eficiência e capacidade de impressão de 10.000
unidades por hora. Em abril de 1867, enquanto ele estava tentando
instalar uma nova impressora em uma de suas impressoras, em uma
tentativa frustrada de fazer ajustes na máquina, ele chutou um cinto de
condução para uma polia. O que se seguiu foram cenas de filmes
horripilantes como Albergue e Jogos Mortais. Ficou preso na engenhoca
impiedosa, foi esmagado e desenvolveu uma grave infecção gangrena por
quatro dias. Bullock morreu durante uma cirurgia para amputar o pé.
Um
chinês famoso disse certa vez: “As armas são um fator importante na
guerra, mas não decisivo, é o homem e não os materiais que contam”. Cowper Coles provavelmente deve
ter levado em consideração este pensamento antes de inventar a torre de
um navio de guerra couraçado, com os lados baixos, em que armas pesadas
são montadas em uma estrutura baixa, que pode ser girada. O navio
estava tão sobrecarregado com as estruturas blindadas que deslocou o seu
centro de gravidade e tornou-se instável, resultando no naufrágio do
navio em 6 de setembro de 1870. Cowper Coles era um dos 500 que morreram
quando o navio afundou. Apenas 18 dos seus tripulantes sobreviveram.
Após
perder dois de seus navios, o famoso arquiteto e engenheiro Inglês Henry Winstanley sentiu a
necessidade de construir um farol para a defesa dos seus próprios navios
e outros. No início dos anos 1700, ele inventou o primeiro farol
Eddystone e orgulhosamente disse ao mundo que ele desejava e que ele
poderia “estar na casa de luz durante a maior tempestade que já era”.
Mal sabia ele que sua oração seria logo respondida, na noite de 26 de
novembro de 1703, um dos furacões mais destrutivos que a Grã-Bretanha já
experimentou sacudiu os recifes e causou danos incalculáveis. Na manhã
seguinte, quando o céu finalmente clareou, e os navios atingiram
Eddystone Rocks, o farol grande Winstanley tinha ido embora. E
Winstanley tinha ido embora com ele.
O
piloto motor e engenheiro JG
Parry Thomas, com um forte desejo de reconquistar o título de
terra do recorde de velocidade, um título tirado dele por Malcolm
Campbell, decidiu criar um tipo especial de veículo para realizar seu
sonho. Sua invenção foi um carro que chamou ‘Babs’, que teve muitas
modificações, a principal delas foi o motor de alta cobertura que
exigia-lhe conduzir com a cabeça inclinada somente para o lado direito.
Na tentativa de recuperar o seu recorde de Campbell, na corrida final, a
corrente do lado direito quebrou a uma velocidade de 170 mph (270
km/h), voou em seu pescoço, decapitando-o parcialmente. O ferimento na
cabeça causou-lhe morte instantânea.
Marie Curei foi uma física
polonêsa, a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel. Descobriu as
propriedades radioativas do tório, polônio e o rádio. Ela faleceu em 04
de julho de 1934, de anemia aplástica, como resultado da exposição à
radiação, depois de trabalhar continuamente em um pequeno galpão
fechado, sem nenhuma medida de segurança porque o perigo da radiação não
era bem compreendido naquela época.
Donald Campbell quebrou oito
recordes de velocidade do mundo na década de 1950 e 60 e para saciar sua
necessidade de conquistar a unidade de velocidade, ele decidiu tentar
outro recorde de velocidade da água em 1966. Desta vez o alvo foi de 300
mph. Ele inventou um motor mais leve e mais potente para o seu barco
Bluebird K7. A culpa é da adrenalina ou pura estupidez, mas em vez de
reabastecer e aguardar a lavagem de sua primeira corrida e diminuir,
Campbell decidiu fazer um retorno imediatamente. A estabilidade da
embarcação começou a enfraquecer à medida que viajava sobre a água
quando capotou em um ângulo de 45 graus, voltou a mergulhar no lago e se
desintegrou em uma velocidade de 320 mph.
Fonte:
http://minilua.com/
sexta-feira, 4 de junho de 2010
10 Inventores mortos por suas próprias invenções
08:35
Bepp_z(era)
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